Aikido Bauru
Aikido Bauru
“O verdadeiro pacifista é aquele capaz de causar danos imensuráveis
mas escolhe nao fazer-lo quando provocado.”
Morihei Ueshiba

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O Aikido e seu Fundador

 

O Aikido foi criado pelo mestre Morihei Ueshiba. Em sua juventude, graduou-se em diversas artes marciais, reunindo o essencial de cada uma delas, mestre Ueshiba assim desenvolveu o Aikido, a arte da paz, o equilíbrio e a harmonia do Homem com o Universo através da energia KI. Seus movimentos são circulares, precisos e rigorosos, baseados na não resistência e na não violência.

Normalmente a arte marcial é tida como uma coisa violenta que visa machucar o outro, tendo utilidade apenas como meio de defesa pessoal, mas na realidade, o que se visa é o treinamento para se manter os sentimentos corretos mesmo em meio a situações extremas como em um combate.

No Aikido não há competições. Isto porque uma competição preza pelo mais forte deixando de lado a beleza e a correção. O Aikido é um exercício para todo corpo. Utilizam-se músculos próximos a órgãos internos. Pode se dizer que é uma forma de massagem para todo corpo.

Utilizam-se muitas técnicas que exercitam junto do corpo de forma a melhorar a circulação sanguinea que costuma diminuir exatamente nesses pontos.

Para se aplicar as técnicas do Aikido não são necessários grandes esforços. Com a utilização correta dos membros inferiores, até mesmo mulheres e crianças podem arremessar homens grandes. Isto porque com a ultilização de membros naturais, surgem forças da natureza para auxiliar.

É a força que chamamos KI. No Aikido não é necessário treinar de forma agarrada ao parceiro, sendo possível treinar entre pessoas de sexo opostos ou em família de forma agradável.

O Aikido foi criado com base em antigas formas de artes marciais sendo adaptado para era moderna. É o lado marcial do espírito de enaltecimento supremo da correção observado na cultura japonesa.

No Aikido, treinamentos visam à correção. Para que uma técnica seja eficiente, é necessária a correção dos movimentos.

Mover-se com correção significa mover-se de forma natural, com sentimentos naturais. Ter sentimentos naturais significa banir maus sentimentos como ira, tristeza e raiva e aceitar os bons sentimentos.

 

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Fundador

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Mestre Fundador do Aikido

Nasceu no dia 14 de dezembro de 1883, em Tanabe, provínia de Kii.

Academia de Aikido em Bauru

 

O Aikido em Bauru teve inicio no ano de 1993 com o sensei João Henrique Stacchini Trezza, um jovem vindo de São Paulo para cursar Rádio e TV na Unesp em Bauru, sendo acolhido nas academias de BJC e Budokan dos senseis Artemio Caetano Filho e Lauro Cavalieri. Apesar da pouca idade foi um dos mais jovens faixas pretas a se formar pela FEPAI - Federação Paulista de Aikido e em Bauru já era Nidan (faixa preta - 2º grau).

Por ter alcançado a graduação de faixa preta tão cedo recebeu o titulo de atleta do ano na sociedade esportiva palmeiras onde realizava seus treinos.

Desenvolveu um trabalho sério e que deixou raízes na figura de Márcio Mendonça Nacamura, filho da terra bauruense, bauruense da gema, atual representante da FEPAI - Federação Paulista de Aikido. Realiza um trabalho de divulgação e consolidação do Aikido em nossa cidade.

Desenvolve também um importante trabalho com menores carentes na periferia de Bauru, na Vila Nova Esperança, onde supervisiona e coordena os trabalhos com Aikido com crianças e adolescentes a partir dos oito anos de idade.

Esse trabalho conta com suporte educacional de Rubens César Colacino importante colaborador de projetos sociais / educacionais de nossa cidade. O importante do trabalho desenvolvido nesse local é o resgate da auto-estima dos participantes e o despertar dessas crianças para um mundo melhor, mais fraterno, pacifico e humano.

 

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Aikido Bauru Logo

Aikido Bauru

Prof. Márcio Mendonça Nacamura (6° DAN)

 

Nasci em Bauru/SP no ano de 1968. Comecei meus estudos em artes marciais com a prática do Karate-Do, tendo treinado durante aproximadamente 03 anos. Foi durante este periodo que eu conheci o Aikido, cujo Sensei responsável em Bauru era Joao Henrique Trezza. Iniciei meus treinamentos nessa arte em 1995, sendo que me tornei intrutor em 1998 devido a mudança do Sensei Joao Henrique para o Japao.

Tive a oportunidade de viajar para o Japao em 2001, onde durante um mes treinei no Hombu Dojo e também com o Sensei Takao Saito. Em 2005 estive na Alemanha, onde foi realizado o World Games, tendo entao participado da delegaçao brasileira neste evento.

No Brasil participei dos principais Seminários realizados pela FEPAI, dentre eles destaco: Kawabe Sensei, Kobayashi Sensei, Yosoyama Sensei, Gaku Honma Sensei, Sugawara Sensei, Osawa Sensei e Doshu Moriteru Ueshiba.

Em Bauru e regiao coordeno demonstraçoes, promovo workshops e mantenho um projeto social em um dos bairros mais carentes da cidade.

 

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Sensei

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Prof. Márcio Mendonça Nacamura

FEPAI - Federação Paulista de Aikido

 

Desde sua fundação em 1978, a missão da Federação Paulista de Aikido é se dedicar ao melhor ensino de Aikido no Brasil. Para isso a FEPAI forma e coordena seus senseis-professores sob os mais rigorosos critérios técnicos através de intenso treinamento, seminários, intercâmbios internacionais e regionais, além de avaliações periódicas. Tudo para que os alunos das academias FEPAI possam aprender a mais correta pratica e filosofia do Aikido.

O objetivo da FEPAI é trazer uma melhor qualidade de vida aos seus praticantes através da filosofia do Aikido que seja como esporte (condicionamento e resistência física), defesa pessoal (imobilização e desarmamento de oponente), arte (domínio e expressão corporal) ou como aprimoramento de qualidades profissionais (liderança, equilíbrio, harmonia, disciplina e espírito de parceria).

O sensei (professor) Márcio é faixa preta de Aikido pela FEPAI sandan – 6° grau da faixa preta, fazendo treinamentos constantes em São Paulo para aprimoramento da nobre arte.

 

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Fepai

Federaçao Paulista de Aikido

Etimologia e filosofia

A palavra "aikido" é formada por três ideogramas kanji:

  • AI — unido, unificado, combinado, ajuste
  • KI — espírito, energia, clima, ânimo, moral
  • DO — sentido, trajecto, caminho

O termo "aiki" não é comummente empregue na língua japonesa. Isso originou inúmeras interpretações possíveis da palavra. O ideograma AI é usado principalmente em compostos que significam "combinar, unir, juntar, reunir".

O ideograma KI é muitas vezes utilizado para expressar um sentimento. Este carácter é empregue para designar energia ou força.

O termo DO está também presente noutras artes marciais como no judo, kendo, assim como em artes marciais mais pacíficas como em shodo (caligrafia japonesa), kado (arranjos florais) e chado ou sado (cerimónia do chá).

Portanto, a partir de um ponto de vista puramente linguístico, "aikido" significa "o caminho de combinar forças". O termo aiki refere-se ao principio ou táctica das artes marciais de desagregar movimentos atacantes, com o propósito de controlar as acções do oponente, utilizando o mínimo de força possível. Praticar o aiki, passa por compreender o ritmo e a intenção do atacante e encontrar a posição e o tempo ideais para aplicar a técnica contrária ao ataque. Isto é muito semelhante aos princípios expressos por Kano Jigoro, o fundador do judo.

Referência

 

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Kanji

AI - Harmonia

( Equilibrio )

KI - Energia

( Vida )

DO - Caminho

( Trajetória )

Treino

 

No aikido, assim como em praticamente todas as artes marciais japonesas, o treino é baseado em aspectos físicos e mentais. O treino físico no aikido é diversificado, abrangendo tanto a aptidão e condição física, como preparação e ensaios de técnicas específicas da modalidade. A maioria dos exercícios técnicos do aikido consistem em projeções e/ou arremessos, onde a aprendizagem de métodos de queda são essenciais ao praticante. As técnicas específicas de ataque incluem tanto golpes de punho como em garra, já as técnicas de defesa consistem em projecções, desvios e torções/contusões das articulações do adversário.

Aptidão

Os objetivos do treino físico prosseguidos em conjunto com o aikido incluem o controle da técnica de relaxamento, da resistência e exercícios de preparação para flexibilidade, não sendo enfatizados ensaios com foco ao treinamento de força. No aikido, os movimentos de empurrar e alongar são frequentemente utilizados em detrimento de movimentos de contração como puxar o oponente. Esta característica pode ser aplicada aos treinos gerais sobre a aptidão física do praticante de aikido.

Referência

Funções de uke e nage

O treino de aikido fundamenta-se principalmente na aplicação de dois parceiros que pratica movimentos pré-determinados (Kata). O padrão base consiste em sequências de movimentos atacantes por parte do uke, o receptor da técnica, que inicia um ataque contra a pessoa que aplica a técnica - o tori ou shite (dependendo do estilo do aikido), que neutraliza o ataque com uma técnica de aikido.

Tanto o uke como o nage são considerados elementos essenciais para a prática do aikido. Ambos estudam os princípios do aikido de harmonia e adaptação. O nage deve compreender combinações sobre o controle da energia de ataque, enquanto o uke aprende atributos como serenidade e flexibilidade em situações desvantajosas, em posições instáveis de desequilíbrio comparativamente com o seu oponente. Esta "recepção" da técnica é designada de ukemi.28 O uke procura continuamente a tomada de posição para o ataque, abordando pontos vulneráveis do nage. Este por sua vez utiliza a posição e o momento adequado para manter o uke em desequilíbrio e vulnerável ao ataque contrário. Em treinos de nível avançado, o uke, aplica por vezes técnicas de reversão (kaeshi-waza) para recuperar o equilíbrio e prender ou arremessar o nage.

Ukemi refere-se ao ato de receber uma técnica. Um uekemi envolve total atenção da técnica, do parceiro e do ambiente imediato onde o praticante se insere - é um ativo e não um passivo na recepção da técnica. A queda em si é parte integrante do aikido, e é uma forma do profissional auferir, com segurança, o que seria um ataque devastador de arremesso ou impacto.

Referência

Ataques básicos

As técnicas do aikido são normalmente movimentos defensivos sobre o ataque. Isto requer um conhecimento alargado sobre vários movimentos atacantes por forma a que o parceiro de treino pratique habilmente esta disciplina. Apesar dos ataques não serem estudados tanto quanto nas artes em que o foco principal são os golpes ofensivos ou imobilizações, no aikido é necessário aprender correta e eficazmente a aplicação da técnica sobre os mais variados tipos de ataque.

O repertório técnico da modalidade é baseado no koryu daito-ryu, de luta desarmada. A despeito disto, a técnica fundamenta-se nos movimentos ideais da manipulação da katana ou outro tipo de arma.4 Assim cada muitos dos movimentos atacantes (uchi) do aikido, seja de punho ou deslocamentos e projeções, possuem um correspondente realizado com a espada ou faca.30 Outras técnicas como socos (tsuki), possuem características semelhantes a ataques ofensivos com a utilização de uma faca ou espada. Os pontapés reservam-se a variantes de nível superior. Isto deve-se à gravidade dos golpes de pernas e consequentes lesões a que os praticantes estão sujeitos. Com isto, durante o Japão feudal, os chutes (em particular chutes altos) eram impraticáveis na maioria das competições.

Referência

 

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Movimentos

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"...é essencial o eterno desenvolvimento não só das técnicas de tori, mas também das técnicas de uke, que incluem as técnicas de rolamento, ou quedas... "

 

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Ukemi é um elemento de significante importância nos treinos de aikido.

 

Caracteristicas

Denominação

O termo aiquidô (aikido) é composto por três ideogramas kanji: AI, harmonia; KI, energia; e DO, caminho. O que, numa tradução mais ou menos literal, significaria "caminho para harmonização de energia" ou "caminho para harmonia de energia". "Ki" é o mesmo que o "chi" do chinês. Estes termos significam "energia", a "energia que flui de cada ser".

O termo dô pode ser achado no judô ou no kendo, ou na arte da caligrafia (shodo) ou do arranjo de flores (kadô). O termo aiki refere-se ao princípio da luta de absorver o movimento dos atacantes para controlar suas ações com o mínimo esforço. Se inspira no tao ou o todo ou o caminho, não se admitindo competição e onde o treino procura desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperação. Baseia-se em movimentos fluidos e circulares. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas: bokken ou bokutô (espada de madeira), jô (bastão curto) e tanken ou tantô (faca de madeira).

  • Em combate, não há o costume de recuar.
  • Se o adversário puxa o aiquidoca, este o empura e logo o gira.
  • Se o adversário avança, o aiquidoca o gira e tão logo o puxa.
  • Se especializa em torções dos membros superiores, bem como mãos e dedos, além de desequilíbrios.

Na sua teoria espiritual, parte fundamental da luta, o aiquidô busca a harmonia dos seres com uma energia universal chamada ki, comum às práticas zen e à ioga. Este termo não tem uma tradução estrita para o português, podendo denotar diversos conceitos: respiração, sopro vital, espírito, energia ou intenção (nas imagens quem está aplicando a técnica é denominado tori ou nage e quem sofre a aplicação é chamado uke).

Referência

Etiqueta

O motivo pelo qual se usa a calça hakama reside no fato de que por suas sete pregas tem-se a representação das sete virtudes do samurai, das quais uma é a etiqueta (respeito), pelo que um aiquidoca deve dar muita atenção à etiqueta, principalmente dentro de um dojô.

O atual Doshu (Do= caminho; Shu= mestre), Moriteru Ueshiba, pratica o Cha No Yu (cerimônia do chá), que é em essência a prática da etiqueta.

Cada dojô tem suas peculiaridades sobre etiquetas e protocolos, mesmo no Japão, mas alguns comportamentos são mais claros a todos japoneses do que aos ocidentais não iniciados:

Ao adentrar e ao sair do dojô e do tatame, fazer reverência em direção ao kamiza (altar xintoísta). Quando estiver entrando, a reverência representa seu sentimento de solicitação, de humildade. Quando estiver saindo, representa seu sentimento de gratidão.

Ao começar e terminar o treino, fazer reverência em seiza (ajoelhado) ao kamiza e ao shidoin (instrutor).

Ao início e ao término da prática a dois, fazer uma reverência ao parceiro de treino. Ao início, pode-se dizer Onegai shimasu (por favor), ou, mais formalmente Onegai itashimasu. Ao término, pode-se dizer Arigatou gozaimashita (muito obrigado), ou, mais formalmente, Domo arigatou gozaimashita.

Quando o sensei (mestre) ou shidoin (instrutor) estiver lhe dando orientações, permanecer na posição de seiza (ajoelhado) e após o término, agradecer com uma reverência. Permanecer nessa posição denota humildade para receber os ensinamentos, enquanto permanecer em pé seria como conversar com um colega.

Se precisar pedir instruções ao sensei, não o chame. Dirija-se ao sensei para lhe pedir a instrução. Lembre-se que para o samurai o discípulo é quem deve servir a seu mestre.

Pague a mensalidade em dia. Aos olhos ocidentais, esta regra pode parecer materialista, mas a mensalidade é uma adaptação moderna do envelope que os discípulos depositavam no kamiza após o treino, como forma de agradecimento aos ensinamentos passados.

Não cruzar os braços dentro do dojo. No Japão, cruzar os braços é um sinal de desavença.

Não arregaçar as mangas dentro do dojo. No Japão, arregaçar as mangas é um sinal de desavença. Se não houver jeito, arregaçar as mangas para dentro. Manter o dogi (do = caminho; gi= vestimenta) em ordem. Mantê-lo sempre limpo, bem-passado, com o obi (faixa) alinhado e o paletó adequadamente fechado são sinais de disciplina.

Quando estiver no tatame, não apoiar as costas nas paredes. Essa regra existe tanto pela questão disciplinar, quanto pelos aspectos marciais.

Referência

Competição

O aiquidô é uma modalidade marcial na qual não existe a prática de competição. Diferentemente do que sucedeu com outras modalidades modernas de budo nas quais se enfatizou a realização de disputas entre atletas e de torneios, na arte de Ueshiba esse aspecto não existe, pois refoge do escopo original: o treinamento ostensivo do corpo e da mente serve como disciplina primaz para nortear o ser humano no caminho da evolução espiritual. Com isso, busca-se manter intacto o verdadeiro e tradicional budo

Referência

 

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Respeito

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"... a calça hakama reside no fato de que por suas sete pregas tem-se a representação das sete virtudes do samurai..."

 

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"... as técnicas de defesa consistem em projecções, desvios e torções/contusões das articulações do adversário."